Marketing de Influência: conteúdo que conecta
agosto 26, 2022

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Se influência é consequência, o conteúdo é o ponto de partida para engajar comunidades e criar movimentos com ações de marketing de influência 

 

Está se perguntando o que é Marketing de Influência? Nós vamos te ajudar nessa resposta e ir além na temática, com exemplos de como usá-lo na sua estratégia de marketing e como encontrar os influenciadores certos para as suas campanhas.  

O Marketing de Influência consiste em uma estratégia de marketing que coloca os criadores de conteúdo no centro das ações para, veja só, exercerem influência ou liderança com o propósito de conectar seu público com diferentes marcas.  

Esse movimento se deu com a evolução das mídias sociais, que descentralizaram a influência – antes concentrada em poucas pessoas, como celebridades e grande mídia – em ecossistemas formados por diferentes perfis com interesses em comum, conectados por conteúdos que proporcionam significado emocional em suas vidas.  

Com isso, a produção de conteúdo autoral dos criadores passou a ser o ponto de partida para que marcas conseguissem engajar, entreter e influenciar comunidades. Em 2021, isso ficou claro após o Brasil ultrapassar a marca da China e se tornar o maior mercado do mundo na área, com 40% da população impactada pelo Marketing de Influência, segundo dados da pesquisa Global Consumer Survey.  

Mas, como usar o marketing de influência nas estratégias da sua marca? Nós te ajudamos:   

 

1 – Tenha objetivos claros 

Ao entender seu plano de marketing e os principais desafios, é possível identificar a melhor maneira de como a influência pode te ajudar em toda a jornada do consumidor. O bom e velho funil de vendas será imprescindível para definir seus objetivos, desde a campanha de awareness até a fase de fidelização, além de auxiliar na escolha de quais influenciadores participarão em cada momento.

Nesta etapa, não se esqueça de determinar seus KPIs, eles serão seus guias para acompanhar os objetivos pré-estabelecidos no planejamento.   

 

2 – Conheça com quem você quer falar

Nem toda informação, conteúdo e conhecimento influenciam. No momento de conhecer o seu público, é preciso ir além dos dados demográficos: idade, classe social, gênero e geografia. Entenda sobre seu comportamento, como se relaciona com as marcas, de que maneira consome informação, entre outras características importantes que geram conexão com a marca.   

 

3 – Mapeie as conversas do seu público-alvo 

Para ajudar a responder as dúvidas do seu consumidor, principalmente por meio de conteúdos, é necessário saber o que ele pergunta em cada etapa da jornada, quais termos ou hashtags ele busca, qual caminho ele faz para obter respostas. No mercado, existem diferentes ferramentas para entender o interesse da sua audiência, são elas:  

 

4 – Defina uma narrativa proprietária  

Depois de estabelecer seus objetivos, conhecer e mapear quem é o público-alvo, defina uma narrativa coerente e atrativa que converse com os influenciadores e seus diversos tipos de assuntos.  Entender o melhor momento de se apresentar e ofertar um produto ou serviço também será decisivo para que as estratégias de marketing digital e influência sejam bem-sucedidas.  

 

5 – Deixe o Influenciador criar 

O influenciador digital é a ponte entre a sua marca e o consumidor. Ele, mais do que ninguém, sabe do que a comunidade precisa e de qual maneira ela deseja ser impactada. Por isso, ao estabelecer a sua narrativa, compartilhe objetivos, aprendizados e oportunidades mapeadas para que ele se sinta livre para elaborar conteúdos autênticos e que gerem identificação.  

 

6 – Estabeleça suas métricas e mensure os resultados 

Suas métricas foram definidas lá no planejamento, agora é o momento de mensurar e acompanhar a evolução da sua campanha. Agrupe tudo em uma planilha, se possível, crie um dashboard para acompanhamento diário.  

Os clientes da CDI contam com dashboards específicos e customizados para cada necessidade. A visualização rápida dos principais indicadores de desempenho permite a obtenção de insights sobre o comportamento dos consumidores e da rede como um todo.  

 

Afinal, como influenciar quem influencia?  

 

  • Ajude os criadores de conteúdo a terem o que postar  
  • Encontre uma conexão entre o seu serviço e o profissional 
  • Apresente temas que sejam úteis e façam parte da rotina do influenciador
  • Mantenha um relacionamento saudável e duradouro com esse profissional 
  • Crie elementos que façam com que o influenciador queira divulgar o seu produto, principalmente em caso de seeding orgânico 

Na CDI, temos um time de Inteligência que monitora os últimos 24 meses dos influenciadores digitais para analisar as postagens, as parcerias ou como utiliza suas redes.   

Dentro ou fora das campanhas, o influenciador digital é visto como parte do ecossistema. É ele quem enxerga as necessidades da comunidade e, por meio do seu conteúdo, tem o potencial de causar uma mudança concreta nas ações e nos pensamentos de seus seguidores em relação a diferentes marcas, produtos ou serviços.  

Quer construir ações engajadoras? Converse com a gente e conheça mais sobre o nosso trabalho de Marketing de Influência.  

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