Marketing 5.0 e a tecnologia no centro das estratégias
outubro 24, 2022

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Como as empresas podem se aproveitar das iniciativas tecnológicas sem perder a conexão com seus consumidores?

 

Embora sejam apresentadas diferentes opiniões sobre o surgimento do marketing como disciplina, há um acordo entre os especialistas de que as primeiras aparições foram durante a Revolução Industrial, popularizado pelo “fordismo” no início do século XX. É bastante impressionante que, como arte, essa prática esteja evoluindo desde então. 

Hoje, a tecnologia está presente em tudo o que fazemos. A transformação digital tem sido o principal tema dentro das empresas e o marketing 5.0 está diretamente ligado a isso. 

Antes de falar sobre este novo estágio, precisamos entender os anteriores:

 

Marketing 1.0

Tinha o foco em seus produtos e a ideia central era convencer o potencial consumidor a tomar uma decisão de compra com base nas características e no custo-benefício do produto.

 

Marketing 2.0

Aqui começam a surgir as primeiras abordagens focadas nos clientes, uma prática mais próxima do que estamos acostumados a ver, colocando as necessidades do consumidor antes do produto.

 

Marketing 3.0

Uma perspectiva de marketing centrada no ser humano. Embora possa parecer igual ao estágio 2.0, há uma grande diferença. Esta etapa é mais focada em transformar uma empresa para refletir sobre os valores humanos e oferecer atendimentos cada vez mais personalizados com a chegada da internet.

 

Marketing 4.0

Neste estágio, as empresas entendem a importância da transição das técnicas de marketing tradicionais para as digitais. As marcas se aproximam de seus consumidores, que foram moldados por novas tecnologias e formas de consumir, trazendo mudanças na dinâmica do poder e um novo tipo de cliente.

 

O que é Marketing 5.0?

 

Segundo Philip Kotler, considerado o pai do Marketing por sua extensa contribuição para os profissionais da área, o marketing 5.0 coloca a tecnologia no centro das estratégias de negócio, possibilitando uma visão ampliada das empresas, com o auxílio de:

  • Inteligência dos dados; 
  • Inteligência Artificial; 
  • Processamento de linguagem natural; 
  • Realidade aumentada; 
  • Realidade virtual. 

As empresas estão se transformando para adotar novas tecnologias e usar as práticas do marketing 5.0 como um diferencial competitivo. Seguindo esta perspectiva, as tecnologias acima surgem com a finalidade de construir uma comunicação envolvente e acessível para entender diferentes padrões de comportamento, engajar e entregar comunicações cada vez mais personalizadas, sem causar um impacto negativo em sua qualidade de vida.

Para isso, os profissionais de marketing precisam atender à Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, que institui instruções singulares ao tratar das informações pessoais, incluindo o consentimento dos usuários para a coleta desses dados.

Mas a tecnologia é o único diferencial do marketing 5.0?  

 

Conteúdo de valor também é peça-chave 

 

Não é segredo para ninguém que uma história bem contada é capaz de atrair novos consumidores, De acordo com uma pesquisa do Google em parceria com a Talk Shoppe, os profissionais de marketing e comunicação conseguem entender quais características um conteúdo precisa ter para ser considerando bom aos olhos dos consumidores.

Hoje, o público determina que as produções que atendem à sigla RISE – relevante, intelectual, sensorial e emocional – está moldando a maneira como as pessoas consomem conteúdo.

Vamos entender melhor sobre cada uma das características:  

 

  • Relevante – conteúdo feito para além dos seus interesses, mas também por criadores acessíveis e relacionáveis; 
  • Intelectual – novos olhares sobre um mesmo ponto ou uma visão que apresente uma nova marca ou produto;  
  • Sensorial – conteúdo autêntico e esteticamente imperfeito, que repercute o capital humano;  
  • Emocional – levar as pessoas de uma emoção a outra enquanto consome o conteúdo em seus diferentes formatos.  


Cada vez mais o marketing se transforma, o que nos
aguarda no futuro? Manter-se atualizado, acompanhar as novas tendências, diferentes tipos de comportamentos e jornadas de clientes se torna um trabalho desafiador para as empresas que tem o objetivo de contribuir, ajudar e entregar valor sempre que possível. Para Kotler, mesmo que você não tenha as melhores ferramentas é preciso entender os padrões de quem você está tentando servir e quais são as necessidades básicas dessas pessoas.  

  

Converse com a CDI e saiba como falar com as pessoas certas no momento certo, por meio do Marketing 5.0 na comunicação da sua empresa. 

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