A comunicação da sua empresa é data-driven?
setembro 9, 2022

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Saiba quais são as vantagens de ter uma cultura orientada a dados e como ela contribui para tomadas de decisões mais assertivas

 

A cada dia que passa, as  empresas estão mais concentradas em construir uma cultura orientada a dados para medir o que realmente importa, conversar com o público certo e gerar crescimento para seu negócio. Nesse cenário, a opinião é deixada de lado e os processos são embasados em informações reais de fontes confiáveis.

É importante saber que os dados são elementos soltos que, sozinhos, não resultam em algo concreto. Sempre é preciso dar contexto para transformá-los em informação e, a partir desse processo, estruturar e/ou combinar os diferentes dados coletados a fim de gerar insights e ideias para tomar decisões mais assertivas e alinhadas aos objetivos de comunicação do negócio.  

Não se engane! Distribuir relatórios coloridos e bonitos não tornará a sua empresa orientada por dados. Eles são inúteis se os tomadores de decisão não conseguirem processá-los com clareza e extrair informações sobre as quais possam agir. O que faz a mágica acontecer são dados acionáveis e centralizados – ou seja: informações disponíveis a quem necessita delas 

Segundo levantamento da Mckinsey, até 2025 a maior parte dos funcionários das empresas vai aproveitar os dados de forma natural e regulá-los para apoiar o seu trabalho a partir de novas tecnologias de uso mais avançado, com objetivo de oferecer insights a clientes, colaboradores e parceiros.  

Para que a implementação da cultura data-driven seja realmente efetiva, a empresa precisa estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, que estabelece diretrizes específicas para o tratamento de informações pessoais, incluindo o consentimento dos usuários para a coleta. Sendo assim, é fundamental que os gestores façam auditorias frequentes e contem com softwares que respeitem as regras estabelecidas na legislação. 

  

Afinal, quais são os passos para uma cultura data-driven?

 

 

1. Curiosidade por dados

Entender a importância dos dados para o crescimento do negócio e ficar de olho em algumas métricas, mesmo que ainda não faça uma leitura de maneira estratégica e 360º.

 

2. Consciente dos dados  

Estar habilitado a ver oportunidades e riscos por meio dos dados e transformar isso em ação. Esse estágio requer especialistas para fazer análises, quebrar os dados em “pedaços”, reorganizá-los e decidir quais são os melhores indicadores de desempenho para a tomada de decisão. 

 

 3. Data safe

 Ter a capacidade de tirar insights de negócio, ter novas ideias e ações baseadas nelas. Esse estágio demonstra a habilidade e experiência das empresas em extrair inteligência dos dados.  

 

 4. Data-driven

Neste estágio, a organização usa os dados no nível estratégico. Eles devem estar centralizados e disponíveis em tempo real para todos os colaboradores da empresa. Os times sabem definir etapas e estabelecer os responsáveis para cada métrica e têm clareza ao usá-las, pensando nos objetivos de negócios da empresa a fim de trazer inovação e alta performance.  

 

Vantagens de uma cultura orientada a dados 

  • Melhora na produtividade;  
  • Redução de custos ao visualizar com clareza onde estão os maiores gastos e a margem para reduzi-los; 
  • Identificação de novas fontes de receitas para seu produto ou serviço; 
  • Ativar e entender a aquisição de clientes, leads que custam mais baratos e com mais qualidade; 
  • Melhoria na experiência do cliente e em sua jornada de consumo; 
  • Compreensão de seus diferenciais competitivos em relação aos concorrentes. 

  

Na CDI, temos um time de Inteligência dedicado às áreas de digital, tendências de mercado e mídia, que trabalha com base no monitoramento de dados e indicadores pré-estabelecidos para ter insights capazes  de ajudar o cliente a buscar formas de se manter inovador e melhorar seu posicionamento no mercado.  

Se você deseja desenhar uma estratégia para o seu negócio baseada em dados, converse com a gente. 

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