A comunicação e o consumidor do futuro
novembro 7, 2022

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Como marcas e empresas podem se preparar para se comunicar com o consumidor do futuro?   


Com um volume cada vez maior de usuários, dados e informações, as empresas precisam se adaptar a diferentes perfis de consumidores, ir além do olhar geracional e aperfeiçoar a maneira de mapear e identificar quem é o seu consumidor, suas complexidades, suas dúvidas e seus desejos que nem ele mesmo sabe nomear. 

  

Por isso, é preciso estar sempre um passo à frente ao prever as necessidades de hoje e conciliá-las com as exigências do amanhã para se comunicar com o consumidor do futuro. Segundo o estudo feito pela WGSN “Consumidor do Futuro 2024”, teremos quatro perfis de consumidores.  

  

Reguladores: este grupo sabe lidar com incerteza e instabilidade, mas o caos e a disrupção deixam de ser motivadores e vão na contramão de tudo o que os Reguladores desejam, que é manter o controle entre a vida pessoal e profissional.  

  

Conectores: hiperconectados, mas contrários à cultura da pressa, os conectores valorizam o coletivo e estão redefinindo o conceito de compartilhamento ao buscar um novo equilíbrio e uma nova perspectiva de sucesso.  

  

Construtores de Memórias: em 2024, o foco será no momento presente, simplificando a vida e investindo na abundância de tempo. Esse grupo aceitou as suas falhas e cada vez mais passa a investir mais na qualidade, seja de relacionamentos ou de profissão, e menos na quantidade e perfeição das atividades e atitudes.  

  

Neo-sensorialistas: este consumidor híbrido deseja o melhor dos dois mundos: carteiras digitais para compras físicas e momentos em realidade virtual que possa experimentar todas as sensações na vida real.
  

Pensando nesses perfis, traçamos um paralelo entre as gerações X, Y, Z e Alpha e seus comportamentos a fim de contribuir com insights para compreensão de cada grupo e definição de novas estratégias de comunicação.   

  

Reguladores e a Geração X  

  

Após anos de incertezas e adaptações entre on e off, esse grupo preza pela consistência e não tem tempo a perder. Atualmente, a Geração X representa 26% da população brasileira e 37% da força de trabalho do País, segundo o IBGE e o Itaú BBA.  

Sendo assim, estratégias que utilizem assistentes de voz, mídia tradicional e investimento nos canais certos no online chamarão a atenção desse público, principalmente se forem comunicados com mensagens objetivas e conteúdos didáticos de atividades que possam ser reproduzidas em casa.  

  

Construtores de Memórias e os Millennials ou Geração Y  

  

Nascidos em um cenário de mudanças tecnológicas e grande poder de decisão dos consumidores em relação às marcas e produtos, os Millennials continuam exigentes, mas estão simplificando a vida e investindo tempo neles mesmos.  

Construtores de Memórias e Millenials entendem que envelhecer bem não é uma questão de vaidade e sim aproveitar a vida e seus momentos peculiares. As marcas precisam mostrar que estão atentas a esse movimento e readaptar suas mensagens, com ética e transparência, afinal, essa geração vai a fundo na busca por informações.   

  

  

Conectores e a Geração Z  

  

Este grupo se preocupa com o futuro do planeta e o impacto de suas ações na natureza. De acordo com o estudo do Think With Google “Família, futuro e diversão: conheça as portas de acesso para a Geração Z”, 85% dos entrevistados disseram estar dispostos a doar parte do seu tempo para alguma causa, sendo o meio ambiente uma das maiores preocupações.

Hiperconectados, mas contrário à cultura da pressa, eles não querem uma comunicação tradicional.  O infotenimento (informação + entretenimento) sem interromper sua forma de consumo será indispensável para se comunicar com essa geração.   

  

Neo-sensorialistas e a Geração Alpha

 

Sem poder de compra ativo, mas com muito poder de influência, as novas gerações são responsáveis por ditar transformações de negócios à medida que começam a consumir. Esse grupo estará totalmente inserido no Metaverso, fazendo com que as marcas incorporem diferentes experiências e sensações ao comunicar seus serviços e produtos nos metaversos.   

Assim como a Geração Z, a Alpha está alinhada às questões globais e sociais, influenciando as empresas a se moldarem para conversar com consumidores mais atentos e com responsabilidade socioambiental.  

  

Nos próximos anos, cada vez mais, teremos a sensação de que o tempo passará mais rápido, e a conexão entre o físico e digital contribui para esse sentimento. Aqui na CDI, o objetivo dos nossos profissionais é estar atentos às mudanças, identificar novas oportunidades e contribuir para que a comunicação das empresas esteja alinhada às necessidades dos consumidores.  

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