Visando praticidade, engajamento e modernidade, empresas utilizam o assistente de voz como ferramenta importante de suas estratégias
Você já deve ter ouvido ou dito frases como “Alexa, agendar alarme para daqui 1 hora” e “Siri, qual a previsão do tempo para amanhã?”, isso porque cada vez mais os assistentes de voz estão presentes no cotidiano dos indivíduos. Em 2020, uma pesquisa da Ilumeo registrou que, entre 1.100 entrevistados, 48% deles realizam atividades com assistente de voz semanalmente e 87% já utilizaram ao menos uma vez.
Evoluindo rapidamente, os assistentes de voz são softwares que possibilitam a comunicação entre máquinas e humanos por meio da fala. Sendo alimentadas por inteligência artificial, a tecnologia consegue interpretar o contexto das frases para realizar as ações solicitadas pelo usuário, como acender a luz, realizar pesquisas, tocar músicas e cronometrar tempo, entre diversas outras funções. Como citados acima, a Alexa da Amazon e a Siri do iOS são bons exemplos de assistentes virtuais muito utilizados no mundo inteiro.
O The Infinite Dial, estudo da Edison Research e da Triton Digital que mapeia o consumo de áudio nos Estados Unidos, registrou, em 2021, que 33% dos norte-americanos já contam com smart speaker em casa.
Analisando esse cenário e entendendo que essa tecnologia pode proporcionar a modernização dos processos e o aprimoramento da experiência dos usuários, grandes empresas começaram a pensar em diferentes estratégias para divulgar sua marca utilizando oportunidades dessa ferramenta.
Ao perceber o grande impacto dos assistentes virtuais, algumas marcas pensaram em criar as suas próprias assistentes para melhorar o contato com os seus consumidores, o que impactou o ambiente de negócios do país.
Em 2018, o banco Bradesco, desenvolveu a assistente digital BIA, combinada à Inteligência Artificial do Google Assistant. A solução auxilia os clientes do banco, tira dúvidas, faz transações, consulta os dados da conta bancária e encontra as agências mais próximas do consumidor.
Outro exemplo é o da operadora de telefonia móvel Vivo, que criou a inteligência artificial Aura para melhorar a experiência do cliente. Por meio dela, é possível adquirir informações sobre sua conta, pacote de dados, franquia e tirar possíveis dúvidas.
Os assistentes de voz também têm se tornado uma alternativa inovadora para a publicidade, proporcionando campanhas criativas e que aproximam a marca do consumidor final.
Em janeiro de 2021, a pizzaria Domino’s realizou uma campanha divertida junto com a cantora Jojo Todynho. Na ação, os consumidores que fizessem pedidos por meio de assistentes de voz, pelos aplicativos Google Assistant ou Alexa, eram atendidos pela dona do hit “Que tiro foi esse?” e recebiam 50% de desconto.
Mas para além de ações maiores e o desenvolvimento de um software, é possível usar a tecnologia das assistentes de voz a favor de sua marca de uma forma mais simples, investindo em técnicas de SEO.
Utilizando as assistentes de voz, é possível fazer pesquisas sem digitar, basta falar palavras-chaves direcionando a função que você deseja realizar e ela responde. Por isso, ao produzir o conteúdo da sua marca, é muito importante pensar nos mecanismos de busca e investir em SEO para buscas por voz. Dessa forma, a probabilidade de atingir um bom rankeamento e fazer com que a inteligência artificial apresente o seu conteúdo com facilidade é muito maior.
Para alcançar esse resultado e conseguir um engajamento relevante, é essencial ter um bom site, atualizado e de fácil acesso, para que a assistente virtual consiga encontrar as informações. Utilizar features snippets (respostas diretas e sucintas para uma pesquisa de palavras-chave) e long-tails (expressões de busca realizada pelo usuário) também vai te ajudar a atingir o público certo e encontrar novos clientes.
O assistente de voz é uma tendência que veio para ficar, por isso é importante estar sempre atualizado das novidades e possibilidades de engajar a sua marca.
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