Você sabe o que é UGC?
dezembro 12, 2022

Warning: Undefined variable $html in /home/storage/3/71/ff/cdicom1/public_html/site2022/wp-content/themes/CDICOM/single.php on line 30
FacebookTwitterLinkedIn

Saiba como aproveitar os conteúdos espontâneos divulgados pelos consumidores da sua marca no seu planejamento de comunicação 

 

O UGC, ou conteúdo gerado pelo usuário, é todo e qualquer conteúdo publicado nas redes sociais ou canais de comunicação da empresa que mencionam produtos e serviços de maneira orgânica.  

Segundo estudo do Grupo Consumoteca, 80% dos consumidores consideram fundamental que o produto tenha avaliações positivas de outros compradores no momento de decidir a compra. 

Sendo assim, o conteúdo divulgado pelo usuário gera insights sobre as suas experiências de compra. Também pode ser usado pelas empresas para melhorar a satisfação do consumidor ou compreender ainda mais a relação cliente-marca no dia a dia. 

 

Como incorporar o UGC no planejamento de comunicação?


Entenda que as publicações de usuários não são controladas da mesma maneira que um plano de comunicação. Nem sempre haverá comentários positivos. Enxergue o UGC como um complemento do seu plano.   

Para isso, é preciso monitorar todos os canais de comunicação com o objetivo de gerar dados valiosos sobre o comportamento do usuário. Uma vez que um simples comentário pode dizer muito sobre a eficácia do seu produto ou serviço perante os consumidores.  

A partir do monitoramento, você consegue acompanhar o usuário em toda a sua jornada de consumo, melhorar o relacionamento com a marca e fortalecer a sua comunidade por dar visibilidade a conteúdos autênticos e honestos produzidos por compradores.   

 

Quais são os benefícios gerados a partir de conteúdo do usuário? 

 

  • Maximização do alcance da marca nas redes sociais para além dos seus consumidores;  
  • Humanização da empresa ao dar visibilidade às produções dos clientes;  
  • Identificação de novos compradores a partir de conteúdos de usuários;  
  • O conteúdo criado por clientes pode ser extremamente econômico, maximizando o ROI da companhia.  

Portanto, em um cenário no qual os consumidores se mostram mais resistentes às estratégias de marketing de anúncios das empresas, os conteúdos gerados pelos usuários têm o potencial de aproximar novos consumidores. Segundo estudo da Statista, só 33% dos consumidores na América Latina confiam em anúncios online.  

ENDEREÇO
Rua Cunha Gago, 700
Pinheiros, São Paulo - SP 05421-001

TELEFONE
+55 11 3817.7900
TRABALHE COM A GENTE
rh@cdicom.com.br

FALE COM A CDI
negocios@cdicom.com.br
FALE COM A GENTE