Saiba como aproveitar os conteúdos espontâneos divulgados pelos consumidores da sua marca no seu planejamento de comunicação
O UGC, ou conteúdo gerado pelo usuário, é todo e qualquer conteúdo publicado nas redes sociais ou canais de comunicação da empresa que mencionam produtos e serviços de maneira orgânica.
Segundo estudo do Grupo Consumoteca, 80% dos consumidores consideram fundamental que o produto tenha avaliações positivas de outros compradores no momento de decidir a compra.
Sendo assim, o conteúdo divulgado pelo usuário gera insights sobre as suas experiências de compra. Também pode ser usado pelas empresas para melhorar a satisfação do consumidor ou compreender ainda mais a relação cliente-marca no dia a dia.
Entenda que as publicações de usuários não são controladas da mesma maneira que um plano de comunicação. Nem sempre haverá comentários positivos. Enxergue o UGC como um complemento do seu plano.
Para isso, é preciso monitorar todos os canais de comunicação com o objetivo de gerar dados valiosos sobre o comportamento do usuário. Uma vez que um simples comentário pode dizer muito sobre a eficácia do seu produto ou serviço perante os consumidores.
A partir do monitoramento, você consegue acompanhar o usuário em toda a sua jornada de consumo, melhorar o relacionamento com a marca e fortalecer a sua comunidade por dar visibilidade a conteúdos autênticos e honestos produzidos por compradores.
Portanto, em um cenário no qual os consumidores se mostram mais resistentes às estratégias de marketing de anúncios das empresas, os conteúdos gerados pelos usuários têm o potencial de aproximar novos consumidores. Segundo estudo da Statista, só 33% dos consumidores na América Latina confiam em anúncios online.