VidCon SP 2023: mercado de influência
julho 11, 2023

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Saiba tudo o que rolou na primeira edição da VidCon em São Paulo para debater sobre o mercado de influência

 

A VidCon aterrizou no Brasil pela primeira vez, mais especificamente, em São Paulo entre os dias 7 e 9 de julho. O evento foi responsável por reunir creators, marcas e indústria a fim de discutir sobre o mercado de influência e suas possibilidades. Já os fãs aproveitaram diferentes ativações de marcas, shows e acompanharam as novidades do universo dos criadores de conteúdo. Eles também participaram de painéis sobre bullying nas redes sociais e a responsabilidade do conteúdo sobre a saúde mental.  

A necessidade do mercado em relação à visão empreendedora e gestão de negócio a partir da profissionalização dos produtores de conteúdo foi um dos destaques desta edição. Por mais que a criatividade seja um pilar importante no momento de ascensão e diferenciação de conteúdo, esses profissionais precisam se entender como empresa e traçar estratégias que gerem demanda para um crescimento sustentável.  

De acordo com pesquisa da YouPix, divulgada em 2023, 93% dos profissionais concordam totalmente ou em parte que trabalhar com influenciadores traz um resultado que nenhum outro tipo de comunicação digital pode trazer.  

Não é segredo para ninguém que os influenciadores têm um conhecimento profundo sobre o perfil de seus seguidores, sabendo quais são suas preferências, desejos e necessidades. Eles dominam a arte de gerar conexão e valor para depois introduzir determinada marca ou produto para suas comunidades.  

Além de discutir a profissionalização do ecossistema de influência, outros três temas ganharam destaque: comunidades, Brand Entertainment e diversidade. Acompanhe alguns insights.  

 

Aproximar diferentes comunidades 

O Brand Entertainment, conteúdos produzidos a serviço da audiência, dominou as conversas como um caminho para as marcas criarem terrenos férteis para gerar conversas em diferentes comunidades e aproximar novos grupos.  

 

Ampliar discussões  

A diversidade na agenda das marcas aparece não só como uma responsabilidade social, mas também um canal para transmitir mensagens genuínas com grupos sub-representados. Ainda há um caminho a ser percorrido e, neste momento, os influenciadores somariam forças para ouvir as necessidades reais de cada grupo e cocriar campanhas para ampliar debates em diferentes realidades.  

Uma das principais vozes do tema foram as criadoras do canal Avós da Razão, com conteúdos voltados para a geração prateada, desmistificando a rotina e o dia a dia de pessoas 60+, a partir da leveza e bom humor.  

 

Creators e contribuição social 

Os creators também estão expandindo sua voz e potencial de alcance por meio de programas de impacto social, como é o caso de Bianca Andrade com o programa Boca Rosa Academy. O curso de empreendedorismo digital e marketing de influência é voltado para a mulheres de baixa renda na comunidade de Heliópolis (SP).   

 

Como aproximar marcas e creators?  

Aqui na CDI, contamos com uma metodologia proprietária de marketing de influência. A partir de ferramentas digitais aliadas à inteligência de análise, mapeamos os influenciadores que melhor se adequam às campanhas dos nossos clientes.    

Além disso, identificamos personas baseadas no público consumidor da marca para auxiliar nesse processo, criamos um grupo personalizado para cada cliente para ativações constantes e investimos em ações de marketing de oportunidade para posicionar os produtos ou serviços de nossos clientes.  

Converse com o nosso time e conheça mais sobre essa metodologia e como ela pode contribuir para suas campanhas com os creators. 

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