O que fazer para proteger a sua empresa e evitar que ela seja alvo de ataques hackers?
O vazamento de dados ocorre quando informações confidenciais são expostas por um cibercriminoso a partir do acesso aos dispositivos internos de uma organização. Diferentemente do que se imagina, esse tipo de ocorrência não é algo exclusivo de grandes empresas e muito menos acontecem ao estilo dos filmes de Hollywood, com alguém encapuzado esvaziando contas de bancos.
De acordo com um relatório da empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital Kaspersky, os ataques hackers em pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras cresceram 41% de janeiro a abril deste ano em comparação com o mesmo período de 2021.
Veja a seguir algumas maneiras de se prevenir e evitar que os dados essenciais do seu negócio caiam em mãos erradas:
As empresas precisam saber quantos dados têm, onde estão e contar com um sistema universal de codificação para garantir que as informações confidenciais estejam claramente sinalizadas e compreendidas por todos na organização.
Depois de identificar os dados, você deve monitorar e avaliar o acesso e a atividade associados a eles. Com a visibilidade para descobrir, rastrear e monitorar as informações da sua empresa em tempo real, é possível ter uma imagem clara da rede, identificar qualquer comportamento atípico e implantar medidas preventivas – como conceder acesso seguro, copiar ou excluir informações ou downloads suspeitos. Tudo isso pode prevenir violações antes mesmo que aconteçam.
A criptografia protege informações por meio de algoritmos complexos que impedem o acesso de terceiros. Sendo assim, a autorização à chave de descriptografia é reservada apenas a pessoas autorizadas.
Eduque os colaboradores sobre a importância da segurança cibernética, compartilhe as estratégias de prevenção, pontos de atenção no dia a dia e os impactos de um vazamento de dados. Afinal, eles são a primeira barreira defensiva em um processo de proteção.
As consequências que a sua empresa pode ter a longo ou curto prazo com ataques cibernéticos são:
No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é responsável por regulamentar a obtenção de dados de clientes e a sua manutenção. Ela também delimita o número de informações que uma organização pode obter de seus clientes, proibindo que elas sejam vendidas ou divulgadas sem autorização.
A partir do momento em que temos conhecimento de que a maior parte dos vazamentos é ocasionada por falhas humanas, a prevenção deve fazer parte da estratégia das empresas para garantir a segurança das informações e privacidade dos clientes.