Primeiros insights do SXSW 2023
março 15, 2023

Warning: Undefined variable $html in /home/storage/3/71/ff/cdicom1/public_html/site2022/wp-content/themes/CDICOM/single.php on line 30
FacebookTwitterLinkedIn

Acompanhe quais foram as novidades do evento que contribui significativamente para inovação, cultura e tecnologia global 

 

O SXSW é um dos principais eventos de inovação e criatividade do mundo. Responsável por antecipar tendências, permite a conexão de ideias nas relações de tecnologia e sociedade.

A conferência que já apresentou e discutiu conceitos como I.A, Economia Compartilhada e Realidade Virtual, entre outros temas, começou na última sexta-feira, 10, e contou com a presença de artistas, creators, CEOs e ativistas para debater sobre o futuro da tecnologia, criatividade, comportamento e cultura.

Acompanhe quais foram os destaques dos primeiros dias do SXSW.

 

Tecnologia a serviço da humanização

 

Um dos insights dos primeiros dias de evento foi a construção de repertório para evoluir junto às novas tecnologias em vez de apenas reagir às  inúmeras mudanças causadas por elas. A partir desta evolução, as decisões devem ser pautadas no coletivo, com ações e projetos alinhados à agenda ESG.

Muitos palestrantes trouxeram exemplos de como as novas tecnologias podem oferecer benefícios para todos a fim de garantir um futuro inclusivo.

O controle dos dados por meio do usuário e a liberdade de dizer quando eles serão usados, de qual maneira e quando parar de compartilhar suas informações também ganhou espaço.

 

Metaverso para além do entretenimento e diversão

 

Olhando para o futuro do metaverso, empresas precisam ir além do entretenimento e diversão e saber acessar perfis que estarão cada vez mais fragmentados. Entender que o usuário deseja estar onde quiser, quando quiser será importante.

Inclusão e diversidade entraram na pauta do metaverso a partir do papel do design na elaboração de ambientes inclusivos e acessíveis por meio de novas tecnologias.

 

Creator Economy

 

A missão das marcas é capturar a atenção das pessoas de maneira autêntica e, a partir deste relacionamento, despertar emoções positivas para construção de um relacionamento saudável e duradouro.

Os creators vêm para compartilhar essas experiências, democratizar conteúdos e ampliar espaços nos quais muitas empresas não têm acesso, criando assim diferentes oportunidades ao transformar relações por meio da sua voz.

A disparidade salarial entre produtores de conteúdo brancos e de grupos minorizados. Segundo o estudo da MSL US, em conjunto com a The Influencer League, a diferença é de 29%. As Empresas foram provocadas a diversificar suas parcerias para colaborar com ecossistemas cada vez mais inclusivos e igualitários.

 

I.A no dia a dia 

 

As discussões em relação ao uso da inteligência artificial, principalmente após o lançamento do Chat GPT, pautaram muitos painéis durante o evento. Muitos palestrantes descartam um futuro comandado por I.A e frisam que ela deve ser vista com mais naturalidade, mas não menos curiosidade.

Ferramentas que usam inteligência artificial precisam ser desenvolvidas com o objetivo de beneficiar a população na oferta de informações assertivas e oportunidades criativas. Por outro lado, governos, empresas e profissionais precisam assumir responsabilidades ao estabelecerem limites éticos em seu uso.

Antes de sonhar com o futuro é preciso querer mudar o presente. É necessário testar, tangibilizar e organizar sistemas e organizações de maneira estruturada para então repensar modelos de negócios e indústrias capacitadas para lidar com tecnologias e comportamentos disruptivos.

 

 

ENDEREÇO
Rua Cunha Gago, 700
Pinheiros, São Paulo - SP 05421-001

TELEFONE
+55 11 3817.7900
TRABALHE COM A GENTE
rh@cdicom.com.br

FALE COM A CDI
negocios@cdicom.com.br
FALE COM A GENTE