Acompanhe quais foram as novidades do evento que contribui significativamente para inovação, cultura e tecnologia global
O SXSW é um dos principais eventos de inovação e criatividade do mundo. Responsável por antecipar tendências, permite a conexão de ideias nas relações de tecnologia e sociedade.
A conferência que já apresentou e discutiu conceitos como I.A, Economia Compartilhada e Realidade Virtual, entre outros temas, começou na última sexta-feira, 10, e contou com a presença de artistas, creators, CEOs e ativistas para debater sobre o futuro da tecnologia, criatividade, comportamento e cultura.
Acompanhe quais foram os destaques dos primeiros dias do SXSW.
Um dos insights dos primeiros dias de evento foi a construção de repertório para evoluir junto às novas tecnologias em vez de apenas reagir às inúmeras mudanças causadas por elas. A partir desta evolução, as decisões devem ser pautadas no coletivo, com ações e projetos alinhados à agenda ESG.
Muitos palestrantes trouxeram exemplos de como as novas tecnologias podem oferecer benefícios para todos a fim de garantir um futuro inclusivo.
O controle dos dados por meio do usuário e a liberdade de dizer quando eles serão usados, de qual maneira e quando parar de compartilhar suas informações também ganhou espaço.
Olhando para o futuro do metaverso, empresas precisam ir além do entretenimento e diversão e saber acessar perfis que estarão cada vez mais fragmentados. Entender que o usuário deseja estar onde quiser, quando quiser será importante.
Inclusão e diversidade entraram na pauta do metaverso a partir do papel do design na elaboração de ambientes inclusivos e acessíveis por meio de novas tecnologias.
A missão das marcas é capturar a atenção das pessoas de maneira autêntica e, a partir deste relacionamento, despertar emoções positivas para construção de um relacionamento saudável e duradouro.
Os creators vêm para compartilhar essas experiências, democratizar conteúdos e ampliar espaços nos quais muitas empresas não têm acesso, criando assim diferentes oportunidades ao transformar relações por meio da sua voz.
A disparidade salarial entre produtores de conteúdo brancos e de grupos minorizados. Segundo o estudo da MSL US, em conjunto com a The Influencer League, a diferença é de 29%. As Empresas foram provocadas a diversificar suas parcerias para colaborar com ecossistemas cada vez mais inclusivos e igualitários.
As discussões em relação ao uso da inteligência artificial, principalmente após o lançamento do Chat GPT, pautaram muitos painéis durante o evento. Muitos palestrantes descartam um futuro comandado por I.A e frisam que ela deve ser vista com mais naturalidade, mas não menos curiosidade.
Ferramentas que usam inteligência artificial precisam ser desenvolvidas com o objetivo de beneficiar a população na oferta de informações assertivas e oportunidades criativas. Por outro lado, governos, empresas e profissionais precisam assumir responsabilidades ao estabelecerem limites éticos em seu uso.
Antes de sonhar com o futuro é preciso querer mudar o presente. É necessário testar, tangibilizar e organizar sistemas e organizações de maneira estruturada para então repensar modelos de negócios e indústrias capacitadas para lidar com tecnologias e comportamentos disruptivos.