Saiba como uma comunicação corporativa eficaz pode fortalecer a imagem e reputação do seu negócio
A comunicação corporativa é um conjunto de estratégias e ações que buscam fortalecer a imagem e a reputação de uma empresa. Ela envolve a produção de conteúdo para mídias sociais, o relacionamento com a mídia e influenciadores de opinião, a realização de eventos, a gestão de crises, entre outros serviços conectados a comunicação e posicionamento da marca para consumidores, imprensa e parceiros.
Segundo pesquisa exclusiva da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o crescimento do setor em 2022 foi de 6%, acima da média do PIB em relação a 2021. Em um mundo pautado por um fluxo rápido e ininterrupto de informações, ter uma boa estratégia de comunicação será vital para a reputação de marca e rapidez ao reportar ao mercado, consumidores e mídia tudo o que a cerca.
Comunicação corporativa: estratégia vital para sua marca
Hoje em dia, todos os colaboradores – da diretoria ao assistente – podem exercer um papel ativo e essencial para a construção de mensagens fortes que transmitam o propósito do seu negócio. Acompanhe:
Fortalecimento da imagem e reputação
A imagem e a reputação de uma empresa são dois dos principais fatores que influenciam a decisão dos consumidores na hora de escolher um produto ou serviço em um mercado cada vez mais competitivo.
Por meio da produção de conteúdo para as redes sociais, relacionamento com a mídia ao posicionar a marca de maneira estratégica de acordo com os objetivos do cliente, realização de eventos para clientes e parceiros e, a participação em feiras e eventos do setor, os profissionais colaboram para o fortalecimento da imagem e reputação da marca, seja para o cliente final, seja para novos parceiros.
Engajamento dos colaboradores
Ao definir valores, missão e visão da empresa e comunicá-los de forma clara e objetiva, é possível envolver os colaboradores e engajá-los na busca pelos mesmos objetivos.
Além disso, a equipe de comunicação interna torna-se indispensável para manter todos os colaboradores alinhados e informados sobre as novidades e mudanças na empresa. As ações internas ajudam na promoção de um ambiente de trabalho saudável que reflete diretamente na qualidade dos produtos, serviços oferecidos pela empresa, atração e retenção de talentos.
Gerenciamento de crise assertivo
Em momentos de adversidade, é preciso agir de forma rápida e eficiente a fim de mitigar os impactos negativos na imagem da empresa. Neste momento, o plano de comunicação bem-estruturado prepara os profissionais para a tomada de decisões assertivas alinhadas ao propósito da organização.
Investir em comunicação corporativa é essencial para as empresas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Além de fortalecer a imagem da empresa, ela pode trazer novas oportunidades de negócio, criar uma cultura empresarial forte, engajar os colaboradores e ajudar na gestão de crises.