Saiba quais foram os temas e as tendências debatidos nos últimos dias de SXSW
O SXSW 2023 terminou e, entre os dias 10 e 19 de março, o público esteve diante de lançamentos, tendências e análises sobre temas sociais e tecnológicos que servirão de referência para projetos e discussões durante o ano inteiro.
Muito mais do que discutir sobre o novo, as últimas palestras ganharam um tom de análise do que já temos e como navegar no mundo de agora.
Separamos alguns insights das principais palestras e análises discutidas no SXSW 2023.
Entender comunidades, saber integrá-las e impulsionar mudanças foi, é e continuará sendo essencial para saúde dos negócios.
Mesmo com o surgimento de novas tecnologias, o entendimento de diferentes ecossistemas ainda será essencial para gerar debates, melhorias e mudanças na sociedade. As marcas dispostas a trabalhar de maneira colaborativa e participativa em qualquer dimensão – física ou digital – estarão preparadas para navegar por meio de seus consumidores e não mais entre eles, promovendo relacionamentos duradouros.
Os temas discutidos nos painéis e reuniões entre executivos estão voltados para análises corporativas e diferentes maneiras de navegar em um mundo cada vez mais complexo. Palestrantes ressaltaram a necessidade de entender as adaptações, evoluir junto ao mercado, mas também dar tempo para que as adaptações aconteçam de maneira saudável e alinhadas aos diferentes negócios.
O termo deixou de ser relacionado a um único departamento dentro das empresas para ganhar destaque em toda a cadeia produtiva, contribuindo com impacto social e diversidade.
Atualmente, as companhias já nascem com a mentalidade de contribuir com produtos e serviços em prol da preservação do meio ambiente, como é o caso da Kora Organics. A marca do segmento de clean beauty nasceu com o propósito de desafiar a indústria da beleza e lançar produtos com ingredientes orgânicos certificados, que não agridam o corpo e o planeta.
Muito foi discutido e apresentado durante o SXSW e agora que todos sabem o que deve ser feito, a questão passa a ser realizar ou não uma ação.
Executivos, empreendedores e creators são constantemente impactados por novos desafios, ferramentas e tecnologias. Mas, nada disso adiantará se esses profissionais não souberem fomentar conversas em diferentes comunidades, gerar impacto cultural em suas áreas de atuação e impulsionar mudanças no coletivo.
O SXSW tem o potencial de apresentar tendências e gerar discussões para trazer soluções reais para os problemas do agora e não só evoluir no desconhecido. Não será possível abraçar todas as teses e novidades do que foi dito, mas as organizações devem explorar melhor e usar conhecimentos específicos para evoluir dentro de seus propósitos, a fim de crescer seus negócios de maneira sustentável, colaborativa e autêntica.