Agências e departamentos de comunicação têm inúmeras oportunidades ao estimular e capacitar suas equipes para o uso de ferramentas como ChatGPT e Bard
A inteligência artificial generativa é uma técnica de inteligência artificial que utiliza algoritmos para gerar conteúdos de forma autônoma, imitando o estilo e o tom de voz de um autor humano. Essa tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço em diversas áreas, e a comunicação corporativa não fica de fora.
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O trecho acima foi elaborado por uma ferramenta de inteligência artificial generativa a partir de uma proposta simples: discorrer sobre a contribuição de ferramentas que usam IA generativa para o mercado de comunicação. Poderia facilmente ter sido escrito por um humano, não acha?
O fato é que, em pouco tempo, a distinção entre conteúdos produzidos por humanos e máquinas fará pouco sentido. Com a popularização e o rápido desenvolvimento de ferramentas como ChatGPT, da Open AI, ou Bard, do Google, será corriqueiro iniciar um trabalho escolar, um e-mail de trabalho ou um planejamento de comunicação com a ajuda desses assistentes, que têm potencial para otimizar nossas tarefas.
No campo da comunicação, essas ferramentas estão criando um conjunto de oportunidades para empresas e profissionais, incluindo o dia a dia das agências. Segundo um estudo da Sandpiper e da PRovoke Media*, 86% dos profissionais de comunicação em todo o mundo veem a inteligência artificial como uma oportunidade e não como um risco.
Algumas das contribuições incluem:
Essas ferramentas chegaram para ficar e, agora, as empresas precisam buscar formas de incorporá-las em seu dia a dia. “Em vez de olhar para as ferramentas de IA generativa com desconfiança, as lideranças de empresas e agências podem auxiliar e capacitar suas equipes para o seu uso eficaz. Essas aplicações ainda não são perfeitas, mas estão evoluindo rapidamente e quem souber tirar proveito delas terá uma vantagem competitiva”, diz William Maia, head de Atendimento na CDI Comunicação.
Embora haja preocupações sobre o impacto das ferramentas de IA na força de trabalho, boa parte da produção de conteúdo e materiais nas áreas de comunicação pode ser acelerada com a tecnologia.
“Na elaboração de briefings para entrevistas, por exemplo, o profissional economiza tempo, contando com a IA para reunir informações relevantes com poucos comandos, podendo se dedicar mais à criatividade e estratégia, que realmente fazem a diferença na comunicação”, acrescenta Maia.
Já para a criação de press releases, a ferramenta é capaz de gerar um texto completo ao seguir o padrão de linguagem da empresa pré-estabelecido no prompt de comando. “Mas ainda é preciso curadoria humana para checar informações e dar tratamento final ao conteúdo”, explica o head.
É preciso lembrar que as ferramentas de inteligência artificial generativa estão em constante desenvolvimento. Seu uso deve ser feito com cautela e suas informações sempre validadas por um profissional capacitado para que a mensagem final esteja alinhada aos objetivos e à cultura da empresa.
Sendo assim, a inteligência artificial generativa é uma grande aliada para os profissionais de relações públicas e comunicação corporativa. À medida que nós, como sociedade, continuamos a inovar, as pessoas nas indústrias criativas não devem temer essa nova tecnologia e, sim, descobrir a melhor maneira de utilizá-la para melhorar a qualidade de seu trabalho.
*Estudo lançado em dezembro de 2022 intitulado “AI in the Communication Industry”.