Estratégias para parcerias bem-sucedidas
setembro 6, 2023

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Saiba quais são os desafios e cuidados ao vincular suas campanhas a pessoas midiáticas

 

A busca das marcas por parcerias com creators e artistas tornou-se uma estratégia recorrente para impulsionar campanhas de marketing. Afinal, essas personalidades têm um grande alcance nas redes sociais e podem trazer visibilidade instantânea para qualquer produto ou serviço. 

 

Segundo relatório do Influencer Marketing Hub de 2023, o marketing de influência cresceu e se tornou uma indústria de US$ 21,1 bilhões, um aumento de 29% em relação aos US$16,4 bilhões do ano anterior. Antes de entrar de cabeça em parcerias com pessoas midiáticas ou creators, é fundamental entender os desafios e cuidados necessários, pois embora eles possam impulsionar sua marca para o estrelato, também podem levá-la para situações delicadas, exigindo até mesmo a reestruturação de campanhas. 

 

Desafios ao vincular seu produto ou serviço a celebridades e influenciadores

 

Controle limitado: celebridades e influenciadores têm suas próprias vozes e personalidades. Quando você vincula sua marca a eles, precisa aceitar que terá um controle limitado sobre como sua mensagem é comunicada. Isso pode ser um desafio, pois suas ações pessoais podem refletir na sua marca.

 

Riscos de imagem: essas pessoas também estão suscetíveis a erros. Uma mensagem controversa, um vídeo inadequado ou uma ação polêmica podem manchar sua reputação e, por associação, a da sua marca. 

 

Custos elevados: dependendo do alcance e número de seguidores, as parcerias podem ser caras. É essencial avaliar o retorno sobre o investimento.

 

Quais são as estratégias a serem adotadas nesses cenários?  

 

Pesquisa profunda: antes de escolher uma personalidade, pesquise minuciosamente sua história, valores, posicionamentos e histórico nas redes sociais. Certifique-se de que eles estejam alinhados com a imagem da sua marca. 

 

Contratos sólidos: elabore contratos claros e detalhados que estipulem expectativas, direitos e deveres de ambas as partes. Inclua cláusulas de proteção da marca em caso de comportamento inadequado por parte da celebridade ou influenciador. 

 

Monitoramento constante: sempre acompanhe as atividades e publicações da personalidade com a qual você se associou. Na CDI, temos um time que monitora os influenciadores digitais e analisa as postagens, as parcerias ou a forma como utiliza suas redes nos últimos 24 meses.   

 

Resposta ágil: se surgir um problema de imagem com seu parceiro, esteja pronto para reagir rapidamente. Uma resposta eficaz pode minimizar o dano à sua marca. 

 

Diversificação de parceiros: evite colocar todos os seus ovos na mesma cesta. Trabalhe com diferentes celebridades ou influenciadores para distribuir o risco e diversificar seu público. 

 

O sucesso de uma parceria com uma celebridade ou influenciador pode elevar sua marca ao criar uma conexão autêntica com os consumidores. Por outro lado, carrega desafios para sua imagem. Portanto, ao vincular sua marca ou campanha, é fundamental adotar estratégias sólidas de pesquisas e, em momentos de desafios, traçar soluções ágeis, visando mitigar os riscos para a reputação da companhia.

 

 

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