ESG é a grande oportunidade de transformação  
fevereiro 5, 2024

Warning: Undefined variable $html in /home/storage/3/71/ff/cdicom1/public_html/site2022/wp-content/themes/CDICOM/single.php on line 30
FacebookTwitterLinkedIn

Entenda como o ESG está mudando a maneira de conduzir os negócios em todo o mundo


O ESG nunca foi e nem será uma tendência momentânea. Mas o grande passo será dado quando essas três siglas se tornarem, de fato, parte integrante da estratégia e do dia a dia das corporações. A boa notícia é que líderes reconhecem cada vez mais a importância de empresas bem avaliadas e as ações valorizadas por causa das práticas sustentáveis.    

 

Segundo o estudo Sustentabilidade na Agenda das Lideranças da América Latina, realizado pela SAP em 2022, as estratégias ESG estão presentes em 68% das empresas. 

 

Essa mudança, inicialmente impulsionada pelo mercado financeiro, leis de estímulos e acordos  internacionais como os de  Paris e Doha, está hoje bem próxima de uma sociedade cada vez mais consciente e preocupada com os desafios globais como a  emergência climática.    

 

Mas, como exatamente uma agenda ESG forte faz sentido financeiro ou pode trazer vantagens competitivas para os negócios? Separamos alguns tópicos que devem ser considerados para abordagem nesse sentido. São eles: 

 

Acesso ao capital

A crescente demanda por investimentos responsáveis impulsiona o acesso a capital para aquelas comprometidas com os princípios da sigla. Segundo relatório da PwC, até 2025, 57% dos ativos na Europa estarão em fundos que considerem os parâmetros ESG. 

 

Resiliência a riscos

Ao abordar questões ambientais, sociais e de governança, as empresas estarão preparadas para enfrentar crises e riscos, desde desastres naturais até mudanças regulatórias. Isso se traduz em maior resiliência e capacidade de adaptação.

 

Lealdade do consumidor

Consumidores estão cada vez mais conscientes de suas escolhas, preferindo apoiar empresas alinhadas com seus valores. De acordo com o estudo Mercado da Maioria de 2023, também da PwC, 55% dos consumidores prestam mais atenção nas causas que uma marca apoia, quando perguntado em relação há dez anos. 

 

Independentemente do negócio da empresa, o ESG deve estar no centro da estratégia, proporcionando mudança de mentalidade e comportamento. Como consequência, a adoção de boas práticas trarão valor agregado às empresas. Não é uma tendência, é uma demanda mundial e deverá ser um processo sistêmico.  

ENDEREÇO
Rua Cunha Gago, 700
Pinheiros, São Paulo - SP 05421-001

TELEFONE
+55 11 3817.7900
TRABALHE COM A GENTE
rh@cdicom.com.br

FALE COM A CDI
negocios@cdicom.com.br
FALE COM A GENTE