Economia do Fandom e o potencial das comunidades
junho 26, 2023

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Como as empresas podem aproveitar essas comunidades tão devotas em suas estratégias de comunicação?

 

Os fandoms ou fã-clubes podem ser vistos como grupos de indivíduos que compartilham a mesma paixão e/ou interesse por determinado tema, pessoa ou movimento com forte apelo de pertencimento. De acordo com dados compartilhados pelo YouTube, 61% da geração Z global se considera superfã de algo ou alguém.

A economia do fandom chega em um momento de recessão, com consumidores cada vez mais expostos a volumes inquantificáveis de conteúdos diariamente. Para contornar este fenômeno, os departamentos de marketing e vendas vão priorizar essas comunidades tão devotadas e dispostas a alavancarem suas paixões. Um exemplo do crescimento pelo tema foi a edição de 2023 do SXSW com 14 painéis sobre fã-clubes em diferentes nichos.

Esses grupos oferecem às empresas e marcas uma oportunidade única de se conectar com um público altamente engajado, alcançar crescimento viral, influenciar decisões de compra, explorar nichos e construir uma comunidade autêntica. Segundo relatório da Mídia Research divulgado em 2022, as organizações precisam entender o que impulsiona o fandom, para melhor alimentá-lo e monetizá-lo. As percepções compartilhadas foram:

 

  • Existem quatro fatores principais que desencadeiam o fandom –  expressão/identidade, experiência comunitária, ressonância emocional e vínculo pessoal;
  • As bases de fãs em larga escala evoluem à medida que os consumidores adotam novas tecnologias, começando com formadores de opinião, passando para fãs seguidores e, finalmente, para fãs convencionais;
  • O ciclo de vida de um fã individual segue três fases: descobrir, mergulhar/permanecer e desaparecer.

 

Aqui no Brasil, os fãs são reconhecidos por apreciar os seus ídolos como em nenhum outro país, seja acompanhando todos os movimentos dos seus artistas favoritos, seja alavancando a jornada do seu competidor preferido em um reality show.

Por isso, separamos cinco motivos para você olhar para os fã-clubes como oportunidade de negócio:

 

Engajamento no topo

Os fãs são indivíduos extremamente dedicados e entusiasmados com suas franquias, artistas, filmes, séries e jogos, entre outros. Ao direcionar sua estratégia de marketing para atingir esses fãs, as empresas têm a oportunidade de se conectar com um público altamente engajado e leal.

 

Potencial para crescimento viral

Quando algo cativa a paixão dos fandoms, eles tendem a compartilhar nas redes sociais, criando um efeito viral. Esse potencial de crescimento orgânico pode resultar em maior alcance e visibilidade para as empresas, atingindo audiências além do público inicialmente direcionado.

 

Influência na tomada de decisões de compra

Os fãs tendem a confiar nas recomendações e opiniões de outros membros da comunidade. Ao reconhecer e aproveitar essa influência, as marcas podem direcionar suas estratégias de marketing para se conectarem com os fãs de forma autêntica e conquistar sua confiança, o que pode resultar em um aumento nas vendas e na fidelidade dos clientes.

 

Oportunidades de produtos e serviços especializados

A economia do fandom oferece um mercado diversificado e ávido por produtos e serviços especializados. Os grupos estão dispostos a investir em produtos de qualidade que estejam relacionados às suas paixões, como itens colecionáveis, roupas temáticas, jogos, experiências imersivas e muito mais. Ao identificar essas oportunidades de nicho e oferecer produtos ou serviços exclusivos, as empresas podem conquistar uma fatia desse mercado e obter sucesso financeiro.

 

Construção de uma comunidade duradoura

Reconheça que seus fãs também são uma parte exclusiva da sua marca. Aquelas que conseguem construir uma comunidade sólida de fãs fiéis têm um grande trunfo. Esse grupo não apenas oferece suporte e defesa da marca, mas também pode se tornar uma fonte de feedback valioso. Ao envolvê-los em conversas significativas e ouvir suas opiniões, as empresas podem fortalecer o relacionamento com seus consumidores e adaptar suas estratégias de negócios para atender às necessidades e aos desejos dos clientes.

Ao reconhecer e reunir essas vantagens, as empresas podem fortalecer sua posição no mercado e, potencialmente, impulsionar seu sucesso financeiro.

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