Desafios para a Comunicação Interna em 2023
novembro 28, 2022

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Quais são os desafios de Comunicação Interna para 2023 e no que as empresas devem focar os seus esforços para se comunicar de maneira estratégica com os colaboradores?
 

A maneira como as empresas se comunicam com os colaboradores está em constante movimento. De acordo com o Relatório de Tendências de Comunicação Interna 2023, divulgado pela Haiilo, 85% dos funcionários se sentem mais motivados a se envolver com o trabalho, por meio das iniciativas de comunicação. 

Impulsionar o engajamento e a conexão dos colaboradores com a organização é um desafio contínuo para o time de comunicação interna, que precisa conquistar a atenção do profissional em momentos distintos de sua rotina.  

Pensando em contribuir com a sua estratégia para 2023, separamos alguns insights:  

  

Promover senso de pertencimento 

Segundo dados do Google em parceria com a Box 1824, 87% dos brasileiros pertencem a algum grupo politicamente minorizado. A falta de pertencimento pode afetar a conexão dos profissionais com a companhia. Os profissionais de comunicação, em conjunto com Recursos Humanos e a alta liderança, são responsáveis pela cultura, pelos valores corporativos e por propor ações afirmativas e educativas para colocar a diversidade em prática no ambiente de trabalho.

Manter uma linha de comunicação bidirecional e ouvir o que cada um tem a dizer – do presidente ao estagiário – é uma das muitas estratégias para manter um vínculo saudável e produtivo.  

  

Dados como aliados da Comunicação Interna 

Métricas essenciais em todos os canais ajudam as equipes de comunicação a melhorar sua estratégia, além de comprovar o ROI de seus esforços. 

Com uma plataforma bem-estruturada, gerentes de comunicação conseguem monitorar o engajamento de cada profissional, adoção e uso de dispositivos e taxa de abertura de comunicados. Com o fácil acesso a esses dados, é possível entender o comportamento dos funcionários em relação aos comunicados, permitindo decisões assertivas e eficazes.  

  

Envolva o colaborador nos planejamentos 

Conectado ao tópico anterior, os colaboradores fornecem dados valiosos, mas também contribuem com ideias e opiniões sobre os projetos da organização.   

O time de CI deve se beneficiar dessa contribuição para elaborar conteúdos transparentes sobre a organização e linguagem proprietária que envolva a todos, contribuindo com a liderança ao reportar o sentimento das equipes. 

 

Dar visibilidade para liderança na Comunicação Interna 

Com diferentes jornadas de trabalho dentro de uma mesma empresa, a maneira como a liderança se comunica internamente com seu pessoal deve ganhar mais visibilidade nos próximos anos.  

Ao ter líderes mais engajados nos canais internos da empresa, os colaboradores: 

  • Aumentam o senso de pertencimento e nível de engajamento nas comunicações; 
  • Acompanham projetos, metas e objetivos de negócio da companhia;
  • Sentem-se mais próximos para conhecer e participar da estratégia e desenvolvimento da empresa.   

 
Hoje, os profissionais de comunicação interna são participantes ativos e eficazes para impulsionar mudanças dentro das organizações de maneira clara, simplificada e humanizada. As estratégias de conteúdo e ações de engajamento desenvolvidas ao longo do ano contribuem para a retenção de talentos e conexão com o propósito da companhia.    

Converse com a equipe CDI para fortalecer o relacionamento interno e tornar seus colaboradores promotores da sua marca.   

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