Como transformar dados em histórias atraentes nas estratégias de negócio?
O termo data storytelling nada mais é do que a habilidade de utilizar os dados coletados dos usuários para contar histórias impactantes. Em vez de apresentar números e gráficos frios, a técnica transforma esse conjunto de informações em narrativas cativantes que envolvem e engajam o público.
Essa abordagem faz com que o público se sinta conectado e compreendido, gerando um engajamento muito maior do que uma comunicação genérica.
As possibilidades de aplicação são vastas. Nas estratégias de redes sociais, por exemplo, as informações coletadas podem ser utilizadas para personalizar conteúdos e campanhas. Um bom exemplo são as empresas que lançam uma retrospectiva do ano com base no comportamento do público, ou seja, detalhes de quantas músicas e quais gêneros foram os mais ouvidos nos players de música ou quantas vezes você disse “hoje eu mereço” e fez um pedido no seu aplicativo de comida.
No âmbito da comunicação interna, é possível criar narrativas que inspirem e engajem a equipe, fortalecendo a cultura organizacional e impulsionando o desempenho ao utilizar informações dos colaboradores.
É importante ressaltar que a coleta de dados deve ser realizada com ética e transparência. A Lei de Proteção de Dados é essencial nesse contexto para proteger as informações dos clientes e novos consumidores. Deste modo, é possível estabelecer uma relação de confiança com o público, fortalecendo a imagem da marca e evitando problemas legais.
Enquanto a narrativa de dados é uma técnica para contar histórias, a visualização de dados é usada para aprimorar essa narrativa por meio de elementos visuais, como infográficos, mapas mentais e demais elementos que auxiliam na compreensão do texto.
Embora a narrativa de dados seja um processo amplo, existem alguns componentes-chave que podem ser utilizados para criar histórias bem-sucedidas. Veja quais são eles:
Sendo assim, contar uma história com dados permite ao narrador colocar informações “frias” no contexto de um objetivo mais amplo, além de utilizar elementos visuais para ajudar a detalhar os resultados para que o público, independentemente de sua formação, possa compreendê-los facilmente.