Todos os anos, Chefes de Estado se reúnem para compartilhar ideias e soluções relacionadas às mudanças climáticas do planeta
A cidade de Belém, no Pará, foi escolhida pelo governo brasileiro como candidata à sede da 30ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP), que será realizada em 2025. Isso mostra o compromisso do país no combate às mudanças climáticas e à degradação ambiental.
O anúncio oficial sobre o local do evento em 2025 será comunicado durante a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes. Os países interessados em sediar uma COP precisam atender a uma lista de compromissos, regras e responsabilidades, além de se programarem com, pelo menos, 485 dias de antecedência. O Brasil deveria ter sediado o evento em 2019, mas isso não ocorreu.
Em 2022, a 27ª edição foi realizada em Sharm el-Sheikh, no Egito, na qual os governos foram solicitados a revisitar as metas de 2030 em seus planos climáticos nacionais até o final de 2023, bem como acelerar os esforços para reduzir gradualmente a geração ininterrupta de energia de carvão e eliminar gradualmente os subsídios ineficientes aos combustíveis fósseis. Confira os principais tópicos abordados na última edição:
Mesmo que a COP27 tenha acabado, as decisões tomadas em Sharm el-Sheikh exigem que todos os países façam um esforço extra para enfrentar a crise climática.
Mitigação das Mudanças Climáticas
A mitigação está relacionada à redução ou prevenção da emissão de gases de efeito estufa. A mitigação também está ligada ao uso de novas tecnologias e fontes de energia renováveis. Os países revisam seus planos climático e mostram como planejam implementar o que foi discutido e firmado nas edições anteriores a fim de criar um programa de trabalho relacionado à redução dos gases.
Adaptação
Além de fazer o possível para reduzir as emissões e diminuir o ritmo do aquecimento global, os países devem se adaptar às consequências climáticas. Assim, eles protegem seus cidadãos e asseguram um futuro sustentável para as próximas gerações. As consequências variam dependendo do local. Em alguns lugares, pode significar o risco de mais incêndios, inundações, secas ou dias mais frios e até mesmo a elevação do nível do mar.
A Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP) é realizada desde 1995 com o objetivo de conter as mudanças climáticas a partir de ideias e soluções aplicáveis globalmente.