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TikTok: dicas para utilizar, ou não, na sua estratégia de comunicação e marketing

A rede social chinesa de vídeos curtos é a febre do momento, mas incluí-la no planejamento de sua empresa depende de algumas variáveis

TikTok: dicas para utilizar, ou não, na sua estratégia de comunicação e marketing

Por Beto Tercette*

 

O que é o TikTok?

A explicação mais simples é que o TikTok é uma plataforma de vídeos curtos, de até 15 segundos de duração. O usuário grava, edita, insere efeitos, trilha sonora e posta. Mas a explicação não pode parar por aí.

A plataforma foi criada pela empresa ByteDance, na China, em uma estratégia para a união com o antigo Music.ly, o que gerou uma experiência muito positiva de áudio e vídeo em uma plataforma muito simples de se usar.

Por meio da navegação por hashtags e desafios, o usuário encontra inúmeras oportunidades de entretenimento e criação de conteúdo, o que gera um volume gigantesco de postagens e, consecutivamente, novos usuários.

Segundo dados do Influencer Marketing Hub, o TikTok está em 154 países, foi baixado 1,94 bilhão de vezes em todo o mundo e possui uma base de 800 milhões de usuários ativos.

Vale considerar o TikTok na sua estratégia de marketing e comunicação?

A resposta para essa pergunta não pode ser simplesmente sim ou não. Algumas variáveis devem ser consideradas para que você possa tomar uma decisão.

É claro que você só quer estar onde o seu público está. E é fato que a faixa etária do público que utiliza o TikTok diariamente vem aumentando, principalmente durante a pandemia. Mas é importante levar em consideração que o público majoritário da plataforma tem entre 18 e 34 anos (25,8% de 18 a 24 anos e 24,5% de 25 a 34 anos). Se o seu público está dentro dessa faixa, já temos uma resposta positiva.

Outro ponto importante a considerar é a dinâmica de conteúdo da plataforma. Você não precisa de grandes produções cinematográficas para ter um conteúdo atrativo, mas precisa de frequência e uma editoria que conte com uma variedade de temas e espaço para a criatividade e para aproveitar oportunidades do momento.

Por último, mas não menos importante, o Brasil ainda não conta com soluções de publicidade na plataforma, portanto não há a possibilidade de impulsionar conteúdo ou criar anúncios. A rede social já criou o TikTok for Business, mas ainda não está disponível para a nossa terra maravilhosa. Por outro lado, a plataforma ainda mantém uma entrega muito boa de conteúdo, pois os algoritmos ainda não têm a intenção de limitar o seu alcance. A taxa média de engajamento dos perfis no TikTok é de 52,1%, segundo a Influencer Marketing Hub.

Dicas iniciais

Se a explicação acima te motivou a seguir com a plataforma de vídeos na estratégia da sua marca, aqui vão algumas dicas bacanas para você começar.

1 – Estabeleça presença

Claro, o primeiro passo é criar o perfil, mas não pode parar por aí. Crie uma estratégia editorial específica para a plataforma e explore o que de melhor acontece lá dentro. Traga conteúdo de qualidade e de interesse do seu público para que você consiga estabelecer a sua presença e começar a ganhar usuários e evoluir no engajamento.

2 – Faça crossover

Como se trata de um canal novo, muitas pessoas que acompanham a sua marca em outras redes talvez não saibam que você está na plataforma. Utilize o seu alcance em outras mídias para trazer novos usuários e mostre os conteúdos que você vem produzindo por lá. Muitas marcas e influenciadores utilizam vídeos do TikTok em outras redes, como Facebook e Instagram.

3 – Utilize as hashtags

Como a hashtag é a principal forma de navegação do TikTok, vale criar uma árvore de hashtags baseadas nos temas das suas editorias e ver se existe alguma atividade de engajamento dentro da plataforma. Além disso, monitore as hashtags do momento para encontrar oportunidades de conteúdo e engajamento.

4 – Proponha e participe de Hashtag Challenges

Os desafios deram o impulso que a plataforma precisava para ganhar a relevância que tem hoje, portanto eles não podem ficar de fora da sua estratégia. Proponha desafios que façam sentido para a sua marca e produtos e participe daqueles que possam se tornar oportunidade de atração e engajamento de usuários.

Veja os cases da Guess #InMyDenim e Chipotle com #ChipotleLidFlip.

5 – Faça relacionamento e marketing com influenciadores

Talvez, neste momento, seja a melhor maneira de fazer a sua marca explodir no TikTok. Muitos influenciadores e criadores de conteúdo estão na rede e possuem grande alcance e engajamento.

Se aproxime dessas pessoas e entenda como eles trabalham na promoção de produtos e marcas. Crie experiências diferenciadas para elas participarem. Cocrie com elas. As possibilidades são inúmeras e você pode conseguir resultados muito interessantes.

O TikTok já mostrou que pode ser uma grande potência no mundo das mídias sociais, gerando alcance e engajamento para seus usuários. Mas sempre tenha em mente que qualquer canal de redes sociais é também um espaço de compartilhamento, entretenimento e diversão, além de um ambiente rico para publicidade e marketing. Fique sempre ligado no comportamento do seu público e ofereça o que tem de melhor em matéria de conteúdo e interação.

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Beto Tercette é diretor de Inovação na CDI Comunicação