Se o mundo já não era mais o mesmo desde que a tecnologia assumiu um papel de protagonista no desenvolvimento da economia, vimos, em 2020, o distanciamento social como elemento acelerador de mudanças que estavam em curso e que direcionam as relações humanas para novos caminhos – todos cada vez mais digitais. Desde o início da pandemia, 90% das grandes empresas estão mantendo ou ampliando o orçamento para transformação digital com um aumento de 56% no investimento registrado em cibersegurança. Os dados da pesquisa Digital Readiness and COVID-19: Assessing the Impact, da Tata Consultancy Services (TCS), evidenciam que o momento é de profundos ajustes e desafios.

Mas como responder adequadamente a um cenário intenso de disrupção, cuja tendência, com o amadurecimento de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e 5G, é de aceleração ainda maior? O que as empresas precisam fazer já em 2021 para se prepararem para os desafios da década que se inicia? Lideranças de referência no tema falaram à CDI Trends Especial sobre como enxergam o impacto da tecnologia no universo corporativo e na sociedade como um todo em 2021, o primeiro após o maior desafio enfrentado pela humanidade em um século.

***

“A transformação digital, mais do que nunca, se tornou um imperativo para as empresas que pretendem se manter relevantes no mercado nos próximos anos. A pandemia acelerou a adoção de tecnologias por profissionais que levariam mais tempo para abraçá-las e mostrou que um modelo de trabalho híbrido, com a combinação da colaboração à distância com a presença física nos escritórios, é um caminho viável para garantir mais produtividade e qualidade de vida para as pessoas.

Mas essa transição tão rápida não ocorre sem percalços. A maior parte das residências não estava preparada, em termos de estrutura e tecnologia, para adoção do home office em larga escala. Nós, da Epson, estamos apoiando essa transformação dos escritórios domésticos, com equipamentos e soluções que facilitam a vida dos profissionais, assim como seguimos focados em fomentar a transformação digital na indústria têxtil, no segmento corporativo, na educação e no entretenimento, com nosso portfólio de projeção e imagem digital. As oportunidades são muitas e vemos um horizonte de recuperação em 2021 para aqueles que estiveram dispostos a embarcar no novo”. – Fabio Neves, diretor-presidente da Epson do Brasil

***

“Muitos de nós associamos este termo transformação digital imediatamente a uma mudança tecnológica. No entanto, a transformação digital está diretamente associada à mudança cultural, em como as pessoas lidam com o digital. A transformação digital acontece quando as tecnologias já existentes são tão bem exploradas, que a evolução passa a ser um processo natural. E isso tem a ver com a vida cotidiana de todas as pessoas, de todas as profissões.

Como engenheiro e presidente do Crea-SP, tenho insistido na inovação e na transformação digital como mola propulsora do desenvolvimento não só para os engenheiros e para as empresas de engenharia, mas de todo o país. Estamos vivendo um momento que exige esta transformação. E como nossa categoria, incluindo agrônomos, geocientistas e profissionais da área tecnológica, sempre teve um papel de liderança nos rumos do desenvolvimento do país, temos que entender a nossa responsabilidade neste processo de transformação. Transformação digital é, sem dúvida, a chave para o desenvolvimento deste país!” – Vinicius Marchese, engenheiro e presidente do Crea-SP

***

“É fundamental que a sociedade compreenda que a transformação digital é o presente. O impacto que ela tem nos negócios é o que mantém muitas empresas vivas. Trata-se de um conceito atual e essencial, num ano de pandemia mais ainda.

 Acredito que, como tendência para os próximos meses e anos, todas as soluções que surgirem com foco em melhorar desempenho e garantir resultados assertivos terão sucesso entre os clientes. Costumo dizer que quando as empresas centralizam seus esforços em descomplicar e resolver conquistam admiradores da marca.”  Givanildo Luz, CEO da Saque e Pague

***