1 – As pessoas adoram ouvir um bom conteúdo enquanto trabalham, dirigem, fazem faxina ou estão no transporte público 

Subway GIF - Find & Share on GIPHY

Nossos dias estão cada vez mais agitados e é sempre interessante aproveitar todos os momentos possíveis para consumir conteúdo. A facilidade de acessar e ouvir um podcast faz com que o formato esteja em crescimento exponencial. 

Vamos combinar que não é tão fácil se equilibrar no transporte público com um livro de 600 páginas nas mãos ou ler uma revista enquanto passamos aspirador na casa inteira.  

 

2 – Os serviços de streaming de áudio se popularizaram, garantindo alcance e facilidade de acesso 

Season 3 Podcast GIF by The Good Place - Find & Share on GIPHY

 

SpotifySoundCloudDeezer e Apple Podcasts estão instalados na maioria dos smartphones do mundo. A popularização desses serviços fez com que os podcasts se espalhassem de maneira muito rápida e conquistassem os corações e mentes das pessoas. 

Nós, ouvintes assíduos, já fazemos parte dos quase 50 milhões de internautas que já escutaram podcasts no Brasil, segundo pesquisa do Ibope de 2019. 

 

3 – As pessoas querem conteúdos cada vez mais segmentados e podcasts são perfeitos para isso 

Walton Goggins Ben GIF by CBS - Find & Share on GIPHY

É claro que você pode abordar assuntos mais abrangentes no seu podcast, mas há uma oportunidade única de falar direto com o seu público por meio de assuntos hipersegmentados, usando a estratégia da cauda longa (se não conhece o conceito, vale devorar o livro clássico do Chris Anderson, A Cauda Longa). 

 

4 – Não é preciso abrir tanto assim a carteira para produzir 

Seth Meyers Boom GIF by Late Night with Seth Meyers - Find & Share on GIPHY

Produzir um podcast é simples e barato. Muitos dos populares não utilizam equipamentos caros ou estúdios de gravação. Com essa pandemia em que vivemos, até os mais profissionais se renderam a gravação de áudio em videochamadas por Skype, Hangouts e outros serviços. E adivinhe: eles não perderam ouvintes por conta disso! 

Mas, para ter sucesso, é importante investir energia e pessoas para criar uma estratégia criativa e um ótimo planejamento para o seu projeto de áudio. Isso será determinante para alcançar bons resultados. 

 

5 – Entrevistas, debates, histórias, monólogos... Escolha o seu caminho e vá em frente! 

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Você pode seguir a ousadia ou a estratégia para criar ou definir o formato do seu podcast. Misture bem os dois ingredientes e tenha um projeto inovador! 

Ainda há muito espaço para criar novos formatos, mas também dá pra pegar as melhores práticas e usá-las no seu canal. Vale a pena pesquisar e procurar por inspirações nos mais diversos canais existentes. 

 

6 – O público é fiel e se conecta com o conteúdo 

Podcast Content GIF by LeVar Burton - Find & Share on GIPHY

Geralmente, quem ouve e gosta de um podcast, é fiel ao seu conteúdo e sempre volta para ouvir o último episódio. A mesma pesquisa do Ibobe mostra que 16 milhões de internautas são ouvintes fiéis no Brasil. 

 

7 – Ainda há um oceano azul para novos conteúdos e formatos 

Season 4 Nbc GIF by The Good Place - Find & Share on GIPHY

Como dissemos no motivo 5, há ainda muito espaço para criar novos formatos, mas há também um oceano azul de oportunidades para novos projetos de podcasts. Muitos segmentos ainda não contam com canais de qualidade e expressividade e essa pode ser uma ótima oportunidade para você criar o seu ou da sua empresa. 

Lembre-se sempre de colocar o seu público em primeiro lugar, entender seus hábitos e ver em quais momentos as pessoas poderiam ouvir o seu podcast. Para isso, vale relembrar o conceito de micromomentos, do Google.