Saiba porque Relações Públicas e Marketing devem caminhar juntos

Saiba por que Relações Públicas e Marketing devem caminhar juntos

Como deve ser a relação entre marketing e relações públicas? Esta é uma discussão tão antiga quanto as próprias indústrias. Alguns argumentam que o objetivo do RP, que gira em torno da construção de relacionamentos mutuamente benéficos, é incompatível com o foco do marketing, diretamente associado à vendas. Outros, como nós, acreditam que essencialmente ambas existem para fortalecer e impulsionar relacionamentos e negócios.

Portanto, estratégias de comunicação de sucesso dependem de um relacionamento próspero e perene entre as disciplinas de marketing e relações públicas. E para as organizações, esta união só representa ganhos: de talento, de tempo e de ideias criativas.

Se trabalharem juntas, as equipes de marketing terão melhores cases e ações para apresentar aos clientes em potencial, e os executivos de RP saberão quais as melhores mensagens para os diversos públicos de interesse da empresa.

Contudo, para esta relação dar certo e gerar bons resultados, em um cenário em que as empresas têm se concentrado em fazer investimentos cada vez mais estratégicos e respaldados por dados, falar a linguagem de marketing se tornou crucial para os profissionais de relações públicas.

Mas o que estes profissionais e as agências de RP precisam mudar?

– Os objetivos devem ser repensados com mindset de marketing

Durante o planejamento, as agências devem ir além de prever quais pautas serão trabalhadas ou com quais veículos farão encontros de relacionamento. É preciso conhecer o público do cliente: o que eles leem, como consomem informações e como se relacionam com a marca e seus concorrentes. Além disso, é essencial conhecer as expectativas de geração de negócios.

– Integre os dados

As agências de PR devem integrar seus dados com os de marketing, a fim de otimizarem suas campanhas de comunicação. Utilizando ferramentas como CRM, Analytics, Atendimento ao Consumidor, entre outras, é possível detalhar leads que resultaram de seus esforços e assim analisar e planejar as próximas ações.

– Diversifique suas habilidades

A capacidade de interpretar, aplicar e comunicar dados é uma habilidade imprescindível para as equipes de relações públicas hoje em dia, em tempos de comunicação digital, em que o público é quem dá dinâmica e direção às ações. Sendo assim, os profissionais que não se adaptarem a esta abordagem analítica terão dificuldade para permanecerem no mercado.

Em uma economia de mudanças rápidas, profissionais de relações públicas e marketing devem concordar que nunca devemos parar de procurar formas de agregar valor aos nossos clientes e, assim, reforçar a relevância de um trabalho integrado e multifacetado que converge para uma comunicação de resultados.