Mobile é o segundo maior meio em verbas no marketing. Veja como aproveitá-lo

A força do mobile no mundo da comunicação e marketing digital não para de crescer. Agora, ele se tornou o segundo maior meio a receber verbas para publicidade no mundo. Segundo uma das maiores agências de ROI, a Zenith, dos R$ 578 bilhões que as empresas disponibilizarão para a publicidade este ano (4,1% a mais do que no ano passado), 29% será do mobile, atrás apenas da televisão, que terá 31,4% das verbas.

Os dados foram divulgados durante o capítulo latino-americano da Mobile Marketing Association (MMA Latam). O evento reuniu alguns dos principais players do setor no MMA Fórum Brasil 2018, que aconteceu em São Paulo (SP), no último mês.

No Brasil, os números do mobile marketing também são expressivos. Segundo o estudo The Global Mobile Report, realizado pela comScore no final de 2017, o Brasil é o segundo país em minutos no celular por pessoa: são 4.489 minutos em média. Além disso, 29% dos brasileiros usam a internet apenas pelo celular e o mobile representa 73% do tempo online do brasileiro.

Métricas em mobile

O crescimento do mobile não é de hoje. Em 2016, a MMA divulgou o SMoX (Smart Mobile Cross Marketing Effectiveness Study), pesquisa na qual campanhas de dez empresas foram analisadas em diferentes planos de mídia. Os resultados mostraram que o mobile deveria representar de 15% a 20% do investimento total em mídia.

O CEO global da MMA ressalta ainda a importância de métricas de ROI precisas, principalmente devido à crescente exigência dos anunciantes.  Para Stuart, o uso do mobile ficou tão complexo que as velhas métricas já não funcionam. “Em mobile temos vídeo, display, áudio, native, social e search. Não dá para dizer que vai medir mobile. É como dizer que vai medir mídia. Qual mídia? O MTA  (Multi-Touch Attribution) – metodologia de mensuração de resultados que identifica as principais contribuições que fizeram a diferença para alcançar os objetivos desejados é a única abordagem capaz de levar o marketing a um patamar mais elevado”, completa.

Dicas para aproveitar o investimento em mobile

Agora que você já sabe a importância do investimento em mobile, vamos à algumas dicas para melhor aproveitá-lo. Antes de mais nada, é fundamental garantir que o seu site e também o conteúdo sejam responsivos, ou seja, adaptado para os usuários mobile. Sem isso, melhor nem começar!

Já para criar uma campanha com foco em mobile marketing, o ideal é sempre observar como o seu público costuma interagir com o seu conteúdo, para assim poder desenvolver estratégias cada vez mais personalizadas para ele. Porém, existem algumas ações que viraram tendência e costumam dar muito certo.

QR Code

O QR Code pode não ter sido a sensação por aqui como foi em alguns outros países, mas, se utilizado de maneira correta, pode ser um ótimo aliado da sua campanha de mobile marketing.

O uso dessa tecnologia para a criação de cupons inteligentes, por exemplo, em que o usuário aponta o celular diretamente para a fachada de uma loja e recebe o cupom no celular em seguida, pode ser uma ótima ideia para aumentar as vendas do seu e-commerce.

Waze e geolocalização

Outro tipo de ação que ficou bastante popular recentemente é o uso de aplicativos de GPS, como o Waze, para ativar anúncios com base na localização do usuário. Um exemplo: toda vez que alguém que estiver utilizando o GPS passar perto da sua loja, ele verá um anúncio seu. A dica vale para qualquer tipo de negócio, tudo irá depender da necessidade do consumidor no momento certo.

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