Google prioriza indexação de sites com interface mobile

Priorizar o mobile virou condição para garantir exposição! Recentemente, o Google anunciou a expansão do processo de indexação de páginas na web a partir de dispositivos móveis. As mudanças no motor de pesquisa da companhia, iniciada há mais de um ano, visa priorizar sites com interface mobile, já que este tipo de acesso representa a maioria das pesquisas realizadas na plataforma de busca.

Agora, o motor de ranqueamento do Google vai rastrear, primeiro, a interface móvel das páginas online, indexando as informações presentes e dando a elas mais peso do que as encontradas somente na versão para desktop a fim de melhorar a experiência dos usuários, que usam cada vez mais plataformas móveis para fazer buscas online.

“Para recapitular, nossos sistemas de rastreamento, indexação e classificação normalmente utilizam as versões para computador dos conteúdos de uma página, o que pode causar problemas para usuários de pesquisa quando essa versão é muito diferente da versão para celular. A indexação para celular significa que usaremos a versão mobile da página para indexação e classificação a fim de ajudar os nossos usuários, principalmente os usuários móveis, a encontrar o que procuram”, diz a empresa em seu comunicado.

Notificação e aumento nas pesquisas orgânicas

O Google afirmou que notificará os webmaster/proprietários que seus sites serão migrados para o processo de indexação via mobile por meio de mensagens no Google Search Console. Ainda segundo a empresa, os proprietários de sites verão um aumento significativo na taxa de rastreamento do Googlebot do smartphone. O Google também mostrará a versão móvel das páginas nos resultados das pesquisas e em cache.

A gigante também afirmou que os sites que usam  o design responsivo  e implementam corretamente  a veiculação dinâmica  (que inclui todo o conteúdo e a marcação da área de trabalho) não precisam fazer nada para estar naturalmente entre os resultados. Veja algumas dicas e recomendações do Google que ajudam a garantir que um site esteja pronto para a indexação em dispositivos móveis aqui.

Dicas de SEO para dispositivos mobile

Como o próprio Google afirmou, apenas os sites que seguem as boas práticas para dispositivos móveis terão suas páginas indexadas. Por isso, separamos algumas dicas importantes de SEO (técnicas de otimização de sites) para dispositivos móveis:

Título e Meta Description: É fundamental revisar os títulos e meta descriptions das páginas do seu site para mobile. Por possuírem telas menores, os aparelhos móveis, como celulares, precisam de um conteúdo mais objetivo, garantindo a leitura completa.

Cuidado com CTAs e outros elementos de toque: Os CTAs (Call To Actions) e links são extremamente importantes para manter o público dentro do seu site e para direcioná-lo para os conteúdos desejados. Porém, deve-se tomar bastante cuidado com essas táticas nos aparelhos mobile. Mantenha-os sempre distantes um dos outros e facilite a sua visualização. Isso evita que os usuários errem ou cliquem por engano, prejudicando a experiência no site e, consequentemente, aumentando a sua taxa de rejeição.

Carregamento das páginas: Por último, mas não menos importante, está a leveza no carregamento das páginas mobile. Invista em um layout o mais “clean” possível, diminuindo as chances do usuário abandonar o site antes mesmo de entrar, tanto por impaciência, quanto pela preocupação com o consumo de dados de internet.